quinta-feira, 26 de dezembro de 2013


Pessoas queridas, como foi o NATAL?!

Pois é, o nosso "little-blog" está de férias, afinal, são as "Festas", mas algumas coisas são preciosas demais para não serem repassadas, uma delas é essa linnnnda mensagem do querido JOÃO MARCOS DUARTE!

E preparem-se que em JANEIRO o Blog do Concerto estará de volta, com MUIIITAS NOVIDADES e muitas alegrias para todos "Nózes"!

Um grande abraço, desejo de um ANO NOVO, cheio de paz, alegria e pleno da presença do nosso querido Senhor Jesus em suas vidas e corações! 

Obrigada João!!

E NA TERRA... PAZ!

“Deixo-vos a minha paz; a minha paz vos dou. Não vo-la dou como o mundo a dá. Não se perturbe o vosso coração, nem tenham medo.”       João 14:27

Esse ano, em minha igreja, apresentamos uma cantata de Natal cujo título é o mesmo dessa reflexão. Ela fala sobre a paz. A paz que Jesus trouxe à Terra. Sempre pensei que entendia esse versículo, mas esse foi um ano atípico pra mim. Ouvi muita coisa, aprendi muita coisa, refutei muita coisa. Depois de tudo isso acho que começo a entender o que esse trecho da Bíblia quer nos dizer.

A primeira coisa que devemos deixar claro é que esse versículo não fala de paz interior. Se você está pensando que Jesus veio trazer “paz interior” a você, está enganado. Paz interior você encontra no budismo (sendo bem simplista, quase ofensivo), nos ritos tibetanos, na yoga. Em todas essas coisas.

É verdade que a Paz que vem dos Céus tem seu nível pessoal. Sim. Mas se isso nos deixa insensíveis e indiferentes ao que acontece no mundo (fome, injustiça, guerras, morte, corrupção) saiba que isso não vem de Deus. Muito pelo contrário, é uma “paz” diabólica, pois é isso o que o Diabo quer: que não façamos nada para mudar o caos em que vivemos, fazendo com o que o mundo fique ainda pior.

A Paz que Cristo nos oferece (Shalom) é uma paz vinda pela resolução de conflitos, da justiça, do amor, da fraternidade. Não é uma paz que se instala dentro de nós. Mas um estado geral onde todos se encontram juntos e bem.

Quando Jesus se opõe à paz que o mundo oferece, temos que levar algumas coisas em consideração. Primeiramente, qual a figura que representa a paz, na Bíblia? A pomba. Ela se opõe à que? À águia romana. A águia que vinha do céu. Isso nos lembra o que? Quando Jesus foi batizado uma pomba branca veio dos Céus (Mateus 6: 16-17). E o que tudo isso quer dizer?

Que Jesus está se opondo à famosa “PAX ROMANA”.

A PAX ROMANA consistia em que os locais conquistados por Roma, agora estavam em paz, pois Roma tomava conta daquele lugar. Qualquer um que pensasse em fazer alguma coisa contra aquele império era exterminado. Essa “paz” era imposta pelo opressor. Não levava em conta o local e nem as questões de um povo, simplesmente impunha o novo regime que deveria ser seguido, a fim de que tudo corresse bem (do ponto de vista dos romanos). Na verdade, os únicos beneficiários desse sistema eram os próprios exploradores. Quer uma prova disso? Vá às bem aventuranças (Mateus 5:1-12). Não há licença poética em “bem aventurados os pobres” e em nenhuma das outras. Eles realmente estavam sofrendo, pois Roma os estava matando. Isso não te lembra tantos conflitos em nosso mundo e, depois de tantas mortes, é decretada a paz? E nós sabemos que não existe paz. Apenas o medo da morte.

A PAZ DE CRISTO se opõe a tudo isso. Por isso Jesus fala que não a dá como o mundo e continua: “não se turbe o vosso coração, nem tenham medo”. Não precisamos ter medo, pois o que Cristo vem nos trazer não é imposto. Não nos subjuga. Não nos coloca na posição de réus.

A PAZ que nos é oferecida, vem de bom grado. A primeira coisa. Ela nos é oferecida (Mateus 11:28). Somos realmente libertos da injustiça desse mundo. Temos a oportunidade de colocar ordem nos caos, tanto o nosso quanto o de outras pessoas. Jesus nos promete alívio real.

A PAZ que nos é oferecida vem pelo serviço. Jesus nunca se impôs. Pelo contrário. Ele se compadece das pessoas (Mateus 14:14 – para citar apenas um exemplo) e é isso o que move Jesus: o amor. Ele vai até os enfermos, os doentes, os injustiçados e fica ao lado deles. Curando-os.

A PAZ de Cristo, por fim, é uma paz ativa. Ela não é passiva ou imposta. Mas uma Paz que nos faz agir. Como eu disse no começo. Se o que chamamos de “paz” nos deixa parados e imóveis perante todo esse mundo que está no maligno (João 16:33) não vem de Cristo. A esperança que ele nos dá no final desse mesmo versículo – “mas tende bom ânimo! Eu venci o mundo.” – é a certeza de que podemos lutar, pois teremos vitória. E teremos vitória, pois essa é a luta que o Cristo de Deus, o Príncipe da Paz, quer que lutemos ao seu lado.

Quando Jesus diz “bem aventurados os que tem fome e sede de Justiça, pois serão satisfeitos” e depois “ bem aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus”, é porque o Reino de nosso Pai, que chegou (Mateus 3:2),  é um reino de Justiça, de amor, de fraternidade, de comunidade. Devemos lutar pela paz. Não a PAX ROMANA, mas a que resolve conflitos, realmente. Que luta pelos direitos dos seres humanos. Lembrando que para Deus, somos todos iguais, pois fomos todos criados à sua imagem e semelhança (Gênesis 1: 26-27). Então onde há fome, lutamos por comida. Onde há injustiça lutamos pela justiça. Onde á corrupção, lutamos pela redenção. Onde há pecado, lutamos pelo perdão. Assim viveremos a Paz que Cristo nos oferece (Shalom).

Em suma, a Paz de Cristo tem um nível pessoal, como já afirmamos, mas também tem um nível social e mundial. O Senhor quer que todos se salvem, e temos papel ativo nesse processo.

Que esse Natal, possa ser um Natal de paz para você e para a sua família. Que celebremos a chegada do príncipe da Paz e   que, como irmãos e herdeiros com Ele, vivamos a Paz como ele viveu.

Que Deus te abençoe.


Bom Natal! 

João Marcos Duarte 
Aluno de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Membro da Igreja Batista Memorial de São Paulo, onde integra o coro, grupo de louvor e participa do ministério Ensino Criativo. Apaixonado por música e teatro, integra o Grupo Concerto desde 2013