sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Olá  Família!!!

Puuuxa, o dia de ontem foi tão corrido que não tivemos tempo de parar 5min pra postar a nossa SUPER COLUNA CONCERTO!

Por isso a nossa sexta vem EM DOSE DUPLA!

Na Coluna de hoje contamos com a participação da nossa grande contralto Doris Larizzatti. 

Olha que linnnnda!!!

Humildes

A menos que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus (Mt 18:3)

O Natal nos faz lembrar daquele que deixou o trono celestial e se encarnou, padecendo inúmeras humilhações, escárnios e dores, sofrendo até a morte de cruz! Sim, Jesus Cristo é o nosso maior exemplo de humildade, porque mesmo sendo o Filho de Deus, esvaziou-se e obedeceu fielmente ao Pai!
Tal humilde obediência é notada durante todo o seu ministério, pois o Servo Sofredor usou muitos métodos para ensinar a Palavra de Deus aos apóstolos e às multidões que o acompanhavam. Cada verdade propagada era cuidadosamente planejada e executada com muita precisão.
Assim, ensinamentos eram feitos por meio de sermões, como o conhecido Sermão da Montanha (Mt 5 a 7). Outros mediante exortações mais duras e diretas, como quando falava aos mestres da lei e aos fariseus. Em alguns momentos utilizava os próprios milagres para que seus discípulos aprendessem sobre as Escrituras, como na multiplicação dos pães, uma vez que ele mesmo era, é e há de ser sempre o Pão da Vida. Em outros momentos, o Messias lançava mão de parábolas, como da ovelha perdida, do bom samaritano, entre outras.
Mas há um método, muito sutil, usado por Jesus, que muitas vezes nem sequer percebemos: chamo isso de "ações parabólicas". É quando uma ação do Cristo traz em si mesma uma lição aos ouvintes. Os profetas do Antigo Testamento, como Isaías, Jeremias e Ezequiel, usavam muito essa andragogia com o povo de Deus. Alguns estudiosos denominam esse método de ações proféticas, metafóricas ou simbólicas.
Na epígrafe que lemos hoje, o Filho de Deus usa uma ação para ensinar uma lição aos seus seguidores. Os discípulos se perguntavam sobre quem era o maior no Reino dos céus - em outra ocasião, chegaram ao ponto de indagarem quem deles sentaria à direita e à esquerda de Jesus no Reino futuro. Ele, então, os adverte de uma vez por todas sobre esse assunto. Calmamente chama uma criança para o meio deles e afirma, de forma taxativa: "Garanto a vocês que, se não se converterem e se tornarem como crianças, nunca entrarão no Reino dos céus". Espere aí: eles queriam saber quem seria o maior no Reino celestial, e Cristo diz que se não fossem humildes como uma criança, nem mesmo entrariam neste Reino... Esta lição deve ter sido muito dura para os seus seguidores... E você, já aprendeu essa mensagem?
Não somente em tempos natalinos, mas em todos os momentos, pratique sem moderação a humildade e reconheça o senhorio de Cristo em sua vida, pois a quem mesmo se exaltar será humilhado e quem a si mesmo se humilhar será exaltado!

A humildade antecede a honra (Pv 15: 33b)





Doris Larizzatti

Professora de Educação Física, doutorando em Ciências da Comunicação. Membro da Igreja Presbiteriana da Lapa, professora da EBD, integrande do grupo Expressão de Louvor. Casada com o Marcos e mamãe da Letícia e do Vinícius. 
Integra o Grupo Concerto desde 2010.