quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Olá pessoal! Quinta-feira começou chuvooosa e com muito trânsito aqui na capital ... DELÍCIA!


A nossa COLUNA CONCERTO de hoje vem um pouquinho diferente, e como eu sempre digo, aqui tem de tudo um pouco!

A nossa querida Dóris Larizzatti vem participar conosco pela segunda vez! Que gostoso!
Dessa vez, ela preparou um estudo muito bacana para gente.
Vale super a pena conferir e aplicar na vida diária.


Enjoy!


 QUE TIPO DE CRISTÃO VOCE É: SAUL OU DAVI?
1 SAMUEL 8.4-22; 16.1,12

INTRODUÇÃO

  1. Semelhanças entre Saul e Davi
  • A vida dos dois primeiros reis de Israel tem muitas lições a nos ensinar. Havia diferenças gritantes entre esses dois líderes. Mas vamos ver primeiro suas semelhanças:
a)      O nome de ambos tinha forte significado – Davi (amado por Deus); Saul (pedido a Deus).
b)      Ambos tinham boa aparência – Davi era ruivo, tinha belos olhos e era formoso. Saul era forte e muito belo, e sobressaía a todos do ombro para cima.
c)      Ambos foram ungidos reis por intermédio do profeta Samuel – Ambos reinaram quarenta anos.

  1. Diferenças entre Saul e Davi
  • Muitas foram as diferenças entre esses dois reis, esses dois líderes. Eles tomaram caminhos diferentes, fizeram coisas diferentes, viveram de forma diferente, colheram resultados diferentes e morreram de forma diferente.
  • Nesta mensagem vamos explorar essas diferenças e extrair lições para a nossa vida:

I. A ESCOLHA DIVINA

  • Davi foi escolhido por Deus, Saul foi pedido pelos homens, fora da hora e da prioridade de Deus. Saul foi pedido porque o povo rejeitou a Deus; Davi foi escolhido, porque Saul rejeitou a Deus.

  1. Saul foi pedido pelos homens
  • 1 Samuel 8.4-22 “... atende à voz do povo em tudo quanto diz, pois não te rejeitou a ti, mas a mim, para eu não reinar sobre ele... atende a voz do povo e estabelece-lhe um rei”.
  • O povo de Israel estava cansado de guerras. O povo pensou que se tivesse um rei, estaria seguro e poderia enfrentar vitoriosamente os inimigos. Deus lembrou-lhes que um rei poderia transformá-los em servos e esse rei poderia se transformar num líder tirano, injusto e cruel. Mas os israelitas queriam um rei a quem pudesse ver. Queriam ser como as outras nações. Rejeitaram o cuidado de Deus e Deus atendeu o desejo do povoe lhes deu Saul. Saul não foi uma escolha do coração de Deus, mas fruto de um pedido do povo.

  1. Davi, uma escolha do coração de Deus
  • 1 Samuel 16.1,12 “...levanta-te e unge-o, pois este é ele”.
  • Davi era um pastor de ovelhas que confiava em Deus, deleitava-se nele e refugiava-se nele como seu escudo e vitória. Era um homem humilde, corajoso, que enfrentava as feras para proteger suas ovelhas e entoava canções ao Senhor.
  • Samuel pensou que o ungido de Deus fosse Eliabe. Mas Deus vê o coração e disse-lhe: “não atentes para a sua aparência, pois Deus não vê como vê o homem; o homem vê a aparência, mas Deus vê o coração”.
  • O propósito de Deus era agradar a Deus. Deus viu isso em Davi e o escolheu. Nosso coração anseia por Deus? Ele se deleita em Deus? Tem prazer em agradar a Deus?

II. A DISPOSIÇÃO PARA OBEDECER A DEUS

  1. Saul persistente na desobediência
a)      1 Samuel 13.13,14 “Então disse Samuel a Saul: procedeste nesciamente em não guardar o mandamento que o Senhor, teu Deus, te ordenou; pois teria, agora, o Senhor confirmado o teu reino sobre Israel para sempre. Já não subsistirá o teu reino”.
  • Saul não obedeceu. Não esperou o profeta Samuel chegar. Ele mesmo, pressionado pelos soldados, ofereceu o sacrifício. Ele usurpou a autoridade do profeta e desobedeceu as ordens de Deus.

a)      1 Samuel 15.9 – Saul desobedece mais uma vez. Deus deu uma ordem para ele destruir tudo dos amalequitas, mas ele não cumpriu a ordem de Deus.
  • Vejamos o que Deus disse dessa atitude de Saul: 1 Samuel 15.10-23:
a)      Arrependendo-me de ter constituído Saul como rei porque deixou de me seguir e cumprir as minhas palavras;
b)      A rebelião é como o pecado da feitiçaria;
c)      Visto que rejeitaste as palavras do Senhor, ele também te rejeitou a ti para que não seja rei.

  1. Davi tinha um coração obediente
  • 1 Reis 15.5 “Porquanto Davi fez o que era reto perante o Senhor e não se desviou de tudo quanto lhe ordenara, em todos os dias da sua vida, senão no caso de Urias, o heteu”.
  • O sonho de Davi não era se exaltar nem se gloriar. Pelo contrário, ele queria honrar a Deus, construindo-lhe uma casa.

III. O CUIDADO COM AS PESSOAS

  1. Saul era um homem egoísta que só pensava em si e não tinha cuidado pelos outros
  • Ele já revelou isso quando fez um juramento insensato em 1 Samuel 14.24: “...maldito o homem que comer pão antes de anoitecer, para que me vingue de meus inimigos. Pelo que todo o povo se absteve de provar pão”.
  • Jônatas, seu filho sem saber do juramento do pai, no fragor da batalha, tomou um favo de mel (1 Samuel 14.27) e isso lhe fez brilhar os olhos. O povo fez saber a Jônatas o juramento do seu pai e ele disse: “meu pai turbou a terra” (1 Samuel 14.28-30). A noite, Saul mandou executar o seu próprio filho, pois ele havia desobedecido seu juramento louco e arbitrário. Saul não pensou no seu filho nem no povo. Ele era egoísta.
  • Como Saul tratava as pessoas:
a)      Jônatas, seu filho – “Porque tão certo como vive o Senhor, que salva a Israel, ainda que com meu filho Jônatas esteja a culpa, seja morto. Porém nenhum de todo o povo lhe respondeu” (1 Sm 14;39).
b)      Davi, seu melhor soldado – “... procurou Saul encravar a Davi na parede, porém ele se desviou do seu golpe, indo e lança ferir a parede, então, fugiu Davi e escapou” (1 Sm 19.9,10).
c)      A cidade de Nobe – matou 85 sacerdotes “... também a Nobe, cidade destes sacerdotes, passou ao fio da espada: homens, e mulheres, e meninos, e crianças de peito, e bois, e jumentos, e ovelhas” (1 Sm 22.13-19).

  1. Davi dava a sua vida pelo povo
  • Davi cuidava das ovelhas e não as deixava à sua própria sorte (1 Sm 17.20).
  • Ele ajuntou a si 600 homens de espírito amargurado e fez deles um poderoso exército.
  • Ele amou a nação como um pastor. E mesmo quando as pessoas falavam em apedrejá-lo, jamais deixou de amar o povo.
  • Você ama as pessoas? Você é um Saul ou um Davi?
  • Como Davi tratava as pessoas?
a)      Jônatas, o filho de Saul – tornou-se mais achegado que irmão.
b)      Permaneceu leal a Saul – mesmo quando Saul tornou-se louco.
c)      Investiu na vida de 600 homens amargurados, endividados – e fez deles um exército.
d)      Mefibosete “Resta ainda, porventura, alguém da casa de Saul, para que use eu de bondade para com ele, por amor de Jônatas?... então, Ziba respondeu ao rei: ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés...então Davi lhe disse: Não temas, porque usarei de bondade para contigo... e te restituirei todas as terras de Saul... e tu comerás pão sempre à minha mesa” (2 Sm 9.1-7).
  • Saul trocou o cetro pela lança. Um ministério só de ferir, de machucar os outros. Mas Davi escolheu agir com bondade. Com que você se parece?

IV. A DISPOSIÇÃO DE ADMITIR OS PRÓPRIOS ERROS

1. Saul não admitia seus erros, antes sempre procurava uma justificativa

  • 1 Samuel 13.11-13 “... vendo que o povo ia se espalhando daqui, e que tu não vinhas nos dias aprazados, e que os filisteus já se tinham ajuntado em Micmás... e forçado pelas circunstâncias, ofereci holocaustos. Então, disse Samuel a Saul: procedeste nesciamente em não guardar o mandamento que o Senhor, teu Deus, te ordenou; pois teria, agora, o Senhor confirmado o teu reino sobre Israel para sempre”.
  • Saul nunca se quebrantou nem confessou com sinceridade seu pecado. Sempre que foi confrontado, se desculpava ou jogava a responsabilidade sobre outros.
  • Ele culpou o povo, culpou Samuel, culpou Deus.

  1. Davi sempre que confrontado, reconhecia de pronto o seu pecado

  • 2 Samuel 12.13 “Então, disse Davi a Nata: pequei contra o Senhor. Disse Nata a Davi: Também o Senhor te perdoou o teu pecado; não morrerás”.
  • Davi caiu em adultério e tramou a morte de Urias. Por um tempo guardou esse segredo no seu coração. Adoeceu. Sofreu, gemeu de angústia. Mas quando foi confrontado, não deu desculpas, não transferiu a responsabilidade, mas se humilhou diante de Deus, e confessou o seu pecado.
  • No Salmo 51 ele clamou por misericórdia.
  • No Salmo 32 ele louvou a Deus pelo perdão
  • Como nós reagimos diante dos nossos próprios erros? Como você reage quando alguém lhe adverte? Como você se comporta quando alguém lhe avisa de um perigo? Saul dava desculpas, Davi confessava. Quem se arrepende alcança misericórdia como Davi. Quem endurece a cerviz será quebrado repentinamente sem que haja cura.

V. QUE INSTRUMENTO VOCE TEM NAS MÃOS, UMA HARPA OU UMA LANÇA?

  • 1 Sm 18.8-10 “...daquele dia em dia, Saul não via a Davi com bons olhos. No dia seguinte, um espírito maligno... se apossou de Saul, que teve uma crise de raiva em casa; e Davi, como nos outros dias, dedilhava a harpa; Saul, porém, trazia na mão uma lança”.
1. Saul tomado de inveja e ódio, arremessava lanças.
  • Saul era um homem ciumento, invejoso. O sucesso dos outros o ameaçava. Por isso, abriu as portas da sua alma para os demônios e em vez de ser um adorador, tornou-se um arremessador de lanças.
  • Várias vezes, Saul tentou encravar Davi na parede com sua lança. Ele via as pessoas como competidoras. Ele não aceitava o sucesso de ninguém, que viesse a lançar sombra na sua própria glória.

2. Davi era um adorador, ele tangia a sua harpa

  • Davi tinha o coração voltado para Deus. Ele compunha músicas para Deus. Ele declarava o seu amor por Deus. Ele demonstrava ter sede de Deus. Ele dizia: “Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma”.
  • Você é um crítico ou um adorador? Você é um arremessador de lanças, ou um homem que se deleita em Deus? Você vê os outros como rivais ou busca acalma-los em suas angústias?

VI. QUEM ENCHE O SEU CORAÇÃO: O ESPÍRITO DE DEUS, OS ESPÍRITOS MALIGNOS?

  1. Saul foi possuído por um espírito maligno
  • 1 Samuel 18.10 “No dia seguinte, um espírito maligno, da parte do Senhor, se apossou de Saul, que teve uma crise de raiva...”.
  • Saul trilhou um caminho escuro de desobediência, de rebeldia, caiu no pecado da feitiçaria. Encheu seu coração de inveja, de ciúme e de ódio e deu lugar ao diabo. Assim, um espírito maligno se apossou dele e o resultado é que tinha crises de raiva. Seu temperamento ficou violento. Tornou-se um homem intratável, difícil de relacionamento. Aonde ele chegava o ambiente era transtornado. Era uma ameaça para as pessoas e não uma bênção.
  • Saul deixou de ouvir o profeta de Deus. Deixou de buscar a Deus e no final da vida vai buscar uma feiticeira, vai procurar uma seção mediúnica, vai se envolver com demônios. Deus o mata por causa disso.

  1. Davi foi possuído pelo Espírito de Deus
  • 1 Samuel 16.13 “Tomou Samuel o chifre do azeite e o ungiu no meio de seus irmãos; e, daquele dia em diante, o Espírito do Senhor se apossou de Davi...”.
  • Davi foi um homem cheio do Espírito Santo. Ele foi revestido de sabedoria, de força, de coragem, de humildade, de poder para reinar sobre o povo de Israel.
  • Quem enche seu coração? Que poder governa sua vida?

VII. QUANDO A MORTE CHEGOU

  1. Saul infeliz, atormentado, buscou a própria morte
  • Quem semeia vento, colhe tempestade. Quem semeia na carne, da carne colhe corrupção. O salário do pecado é a morte.
  • 1 Samuel 31.4,5 “Então, disse Saul ao seu escudeiro: arranca a tua espada e atravessa-me com ela, para que, porventura, não venham estes incircuncisos, e me traspassem, e escarneçam de mim. Porém o seu escudeiro não o quis, porque temia muito; então, Saul tomou da espada e se lançou sobre ela. Vendo, pois, o seu escudeiro que Saul já era morto, também se lançou sobre a sua espada e morre com ele”.
  • Saul morreu sem autoridade nenhuma. Saul morreu em pecado. Saul terminou seus dias em desastrosa calamidade. Sua morte foi como sua vida, em rebeldia contra a palavra de Deus.
  • Hoje quando nos lembrados de Saul é com  tristeza.

  1. Davi morreu em ditosa velhice
  • 1 Crônicas 29.26-28 “...morreu em ditosa velhice, cheio de dias, riquezas e glórias; e Salomão seu filho, reinou em seu lugar”.
  • Davi andou com Deus, morreu em paz e feliz. Até hoje Davi é lembrado com orgulho em sua nação e no mundo inteiro. O Messias nasceu da sua linhagem. O trono do Messias é chamado o trono de Davi.
  • Quando você se for deste mundo, que marcas você vai deixar? As pessoas sentirão saudades de você ou alívio pela sua partida?


CONCLUSÃO

  • Com quem você tem parecido? Com Saul ou com Davi? Seu ministério está parecido com o ministério de Saul ou com o ministério de Davi? Qual será o seu fim, sozinho ou cercado de amor?
  • Saul escolheu um caminho de desobediência: desobedeceu, odiou, perseguiu, morreu longe de Deus e em grande opróbrio.
  • Davi andou com Deus. Amou a Deus. Arrependeu-se quando caiu e foi honrado por Deus e pelos homens. Hoje lembramos-nos com alegria de Davi, mas não de Saul. Quem você deseja ser? Um homem amargurado como Saul ou um homem segundo o coração de Deus como Davi?



Doris Larizzatti

Professora de Educação Física, doutorando em Ciências da Comunicação. Membro da Igreja Presbiteriana da Lapa, professora da EBD, integrande do grupo Expressão de Louvor. Casada com o Marcos e mamãe da Letícia e do Vinícius. 
Integra o Grupo Concerto desde 2010.